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Shrewsbury

 
A terceira igreja estabelecida em New Jersey foi a de Shrewsbury no condado de Monmouth, próximo ao oceano Atlântico. À semelhança de Piscataway e Cohansey, esta foi uma região de considerável atividade batista. Não foi longe de Middietown onde Elias Keach e Thomas Killingsworth pregavam em seu circuito de atendimento. Das trinta e duas pessoas cujos nomes constavam na carta patente que distribuía as propriedades constituindo a colônia em meados do ano de 1.640, dezoito eram batistas, e as esposas de muitos dos restantes também eram batistas. A carta magna que receberam do governo rezava: "Eles terão total liberdade de consciência, com garantia de não serem molestados ou perturbados, no que quer que seja em seu culto". Nisto a carta magna da colônia contrastava com a da colônia congregacional em Newark, New Jersey, emitida em 1666, que provia que somente congregacionais poderiam ser admitidos na qualidade de cidadãos, e qualquer pessoa que tivesse opiniões religiosas divergentes, deveria guardá-las para si mesmo ou deveria abandonar o lugar.
 
A primeira igreja Batista de Shrewsbury foi formada em 1.668. Alguns de seus membros eram imigrantes da Inglaterra, mas nomes como Jonathan Holmes e Obadiah Holmes Jr. mostram a presença de colonizadores de Newport. A garantia da liberdade de culto e os estreitos laços com Newport encorajaram os batistas do sétimo dia em se estabelecer no condado de Monmouth. De comum acordo cerca de quinze membros de Westerly (Hopkinton) que viviam na área de Stonington, Connecticut, se mudaram para Shrewsbury em 1.745. Eram dirigidos pelo rev. William Davis que vinha sendo um dos líderes entre os batistas do sétimo dia em Philadelphia e que mais tarde mudou-se para Rhode Island. Com ele vieram três filhos e suas famílias, John Thomas e Joseph. Outros nomes incluíam Maxsan, Stillmam, Babcoke e Brand. Uma carta escrita em 1.750 à igreja de Rhode Island discutindo o assunto do lava-pés revela o seu senso de ligação pela força do "covenant".
 
Em setembro de 1.789 esta igreja emigrou como um corpo para Virginia do Oeste, onde formou um núcleo da igreja de Salém. Ao reorganizar-se o mesmo velho livro de registro, de capa de couro, foi levado junto.
 
Os registros históricos demonstram o que houve através dos séculos:
1º) União gerada pela fidelidade aos governantes, dos quais a de Newport era um modelo original;
2º) União causada por casamentos. Ainda hoje existem famílias na igreja, descendentes dos pioneiros;
3º) Esforços constantes de se fortalecerem mutuamente na fé;
4º) Movimentos migratórios abriram a oportunidade de levar o evangelho para muitos lugares onde ainda não era pregado.